Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58161
Compartilhe esta página
| Título: | O programa primeiras letras e as práticas de leitura e de escrita no ciclo de alfabetização |
| Autor(es): | SANTOS, Andrea da Silva Araújo |
| Palavras-chave: | alfabetização; letramento; leitura; escrita; programas; projetos |
| Data do documento: | 8-Mai-2024 |
| Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citação: | SANTOS, Andrea da Silva Araújo. O programa primeiras letras e as práticas de leitura e de escrita no ciclo de alfabetização. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
| Abstract: | A pesquisa analisou as orientações e práticas de leitura e de escrita no Programa Primeiras Letras para identificar a concepção de alfabetização e os princípios didáticos subjacentes a ele. Buscou aprofundar as discussões sobre o tema tendo como campo de pesquisa turmas do 2o ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, sendo uma turma pertencente a uma escola que apresentou melhores resultados em avaliações externas, segundo SAEPE 2022, e a outra turma pertencente a uma escola que apresentou menores resultados, segundo o mesmo índice. A abordagem qualitativa realizou 10 (dez) observações em cada turma, durante um período de dois meses para a construção dos dados, utilizando como instrumentos análise documental, entrevistas e observações das práticas. A discussão teórica estabeleceu um diálogo com teóricos que abordam os temas da alfabetização e do letramento; das práticas sistemáticas significativas; dos saberes e das práticas docentes, do ensino e avaliação; das políticas educacionais, dentre outros. Assim, os resultados da pesquisa apresentaram dados significativos que favoreceram o aprofundamento do debate sobre as práticas sistemáticas, construídas por professoras alfabetizadoras, para o ensino da escrita e da leitura através de ações que contribuem para que os estudantes se apropriem do conhecimento por meio de ações contextualizadas e significativas. Como produto desse estudo, foi elaborado um mural virtual dinâmico e interativo, denominado Portifólio Digital, para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia e reunindo uma seleção de exemplos de práticas de leitura e de escrita significativas construídas a partir do Programa Primeiras Letras na Rede Municipal de Ensino do Recife observadas ao longo da pesquisa. O Portifólio está disponível no link: https://padlet.com/andrea417077/o-programa-primeiras-letras-e-a- constru-o-das-pr-ticas-de-le-b0y7hwrcf0fh7tja |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58161 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO Andrea da Silva Araujo Santos.pdf | 9,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

